Conselhos a uma escritora iniciante
- douglasrobberts

- 30 de mar. de 2023
- 4 min de leitura
Há alguns anos, faço parte de um grupo de escritores em uma Rede Social chamada Facebook. Para mim, foi uma grande perda quando o mundo dos famosos invadiu essa Rede Social que, antes, servia para interagir com pessoas a quem designávamos "Amigos", gente de verdade. Do meu ponto de vista, alguém deveria resgatar uma Rede Social nos moldes antigos do Facebook (ou do Orkut), onde a gente acessasse unicamente para interagir com as publicações uns dos outros. Já temos muitos aplicativos para acompanhar a vida de gente famosa.
Mas, esse texto não é sobre isso.
Estava contando que faço parte de um grupo de escritores no Facebook e, hoje, uma "Escritora Anônima" fez uma publicação pedindo ajuda com algumas dúvidas genuínas. As perguntas dela já foram minha perguntas, um dia. Dessa forma, me identifiquei e decidi compartilhar meu ponto de vista sobre a prática da escrita. Uma vez que minha resposta publicada poderia perfeitamente ser um texto que ajudasse a outras pessoas (e como venho recebendo muitos feedbacks sobre os textos aqui do Site), resolvi publicar em forma de Post.
Meu desejo é que você, leitor, que também sente o desejo de escrever, de se tornar um escritor, mas se sente preso, procrastinando e sente que seu lado crítico tem falado mais alto e te paralisado, possa receber nessas respostas uma direção para sua própria vida e para sua prática criativa.
Notem que, ao fim, essa escritora faz sinal, pedindo que pessoas na mesma situação que ela se identifiquem, para poderem dialogar e, assim, formem um grupo de apoio. Todos nós precisamos de uma comunidade, de um porto seguro onde possamos falar abertamente sobre nossos sonhos e medos. Como não sei se você vai chegar ao fim do texto, quero aproveitar para dizer que tenho um pequeno grupo on-line, onde nos encontramos semanalmente para falar sobre escrita e desbloqueio criativo.
Se você é um escritor e sente falta desse apoio, desse acolhimento, é meu convidado a participar conosco, ok? Só chamar.
Boa leitura!

Bom dia, eu sou escritora iniciante e tenho algumas dúvidas, se puderem me ajudar, ficarei muito agradecida!
1- É normal ter tanta insegurança com a própria história? eu sempre apago e começo tudo de novo, me sinto presa nesse ciclo infinito.
2- Eu posso escrever um livro que aborde temas de outra cultura? ou isso seria desrespeitoso? é um livro de fantasia.
3- Teria alguma dica para parar de procrastinar e escrever? sei que parece algo fútil ou preguiça, mas eu sempre fico me atormentando pensando que tenho que escrever e nunca escrevo...
Se puderem me tirar alguma dúvida ou me dar algumas dicas, já serei grata! obrigado.
E aliás, tem algum escritor(a) iniciante no grupo também? seria muito bom ter alguém para poder falar sobre coisas do tipo.
Oi, colega escritora!
Primeiramente quero te incentivar a ficar tranquila. Os maiores escritores do mundo já foram iniciantes algum dia. Você está seguindo o ciclo natural das coisas.
As dúvidas realmente vêm, causando ainda mais insegurança, mas, você fez a melhor coisa: perguntar. É assim que a gente consegue esclarecer muitas de nossas dúvidas. Parabéns!
Vou tentar responder suas perguntas, mas, leve em consideração que não existe uma resposta correta. Cada um que responder, vai fazer a partir das próprias experiências, da própria história.
1- É normal ter tanta insegurança com a própria história? eu sempre apago e começo tudo de novo, me sinto presa nesse ciclo infinito.
Quando a gente decide publicar uma história autoral, é como se estivesse compartilhando nosso coração com o mundo. São nossas emoções, nossos traumas, nossa visão, nossos defeitos e qualidades que estão ali naquelas páginas, seja de forma explícita ou disfarçada. O medo da rejeição é natural. Mas, é importante perceber de onde está vindo essa insegurança.
Será que ela é fruto da expectativa por receber o feedback dos leitores, da dúvida quanto à qualidade da história, ou vem do perfeccionismo? Do medo?
Normalmente, quem deixa a gente assim é o lado esquerdo do nosso cérebro, o lado crítico, responsável pelo nosso velho interior. Nada pra ele está bom o suficiente. Sempre vai ter alguém fazendo melhor do que nós.
Uma dica: Tente calar essa voz. Como? Alimentando o lado direito do seu cérebro (sua criança interior) com oportunidades de continuar sendo criativo.
Que tal brincar de escrever? Brincar de ser escritora? Você não diria a uma criança sincera que o desenho que ela fez pra você está horrível, que não se parece com um Picasso. Seja mais gentil consigo e com o que você entrega ao mundo.
Ao invés de apagar o que escreve, guarde e comece um arquivo novo. Futuramente você pode voltar aos seus escritos antigos e perceber que não estava ruim.
"Você consegue melhorar um parágrafo ruim, mas não uma página em branco".
2- Eu posso escrever um livro que aborde temas de outra cultura? ou isso seria desrespeitoso? é um livro de fantasia.
O ideal é que você fale sobre temas e culturas que você domina. Falar sobre outras culturas (especialmente culturas que existem) exige que você as estude muito bem, de preferência que realize um trabalho antropológico presencial.
Como sua história é uma fantasia, que tal inventar sua própria cultura, com suas próprias regras, se inspirando em outras culturas reais? Você corre muito menos riscos de se arrepender (ou de ser cancelada) .
3- Teria alguma dica para parar de procrastinar e escrever? sei que parece algo fútil ou preguiça, mas eu sempre fico me atormentando pensando que tenho que escrever e nunca escrevo...
Uma dica para não procrastinar é: Escreva um diário. A autora Júlia Cameron sugere que você deva ter como compromisso pessoal a escrita de 3 páginas por dia. Não é sobre escrever sua história. É sobre escrever.
Ali nas "páginas matinais", como ela chama, você pode desentulhar sua mente. Tirar dela tudo o que está sobrecarregando, seus problemas pessoais, conflitos internos, e pode até conversar consigo mesma a respeito dos rumos que pretende dar para sua história.
Nesse ritual, você vai ter novas ideias, vai perceber o que precisa parar de fazer, e o que precisa começar a fazer para ver sua história ganhando vida.
Você precisa se comprometer com seu projeto, com sua escrita. Coloque como meta da semana, ter um horário fixo por dia para escrever.
Passar menos tempo nas redes sociais é uma boa pedida. Priorize a escrita à mão, em um caderno, coloque os aparelhos em modo avião durante seu momento sagrado de escrita.
Essas são algumas dicas que me ajudam.
Apesar de ter publicado, ainda me considero iniciante, então, seja bem-vinda ao clube!
Vamos nos ajudando no que pudermos.
Um abraço e boa sorte!
@DouglasRobberts
Este Post é dedicado especialmente à minha leitora Alice L. que me inspirou a voltar a escrever aqui no Blog.



Fico feliz em ler mais um post do blog.
Fico mais feliz e lisonjeada ainda por saber que a volta nas postagens seja dedicada a mim. É uma honra, de verdade! Obrigada.
Espero que a escritora da qual cita no post, tenha lido. Tenho certeza que lhe servirá de ajuda e inspiração, as suas palavras.
Saiba que nossos escritos sempre farão a diferença, mesmo que apenas para um leitor.
Serei grata se continuar compartilhando. Mas se não, não deixe de escrever! Não tem que ser aqui no blog somente; e também não tem que ser só com palavras.
Para quem criou O Reino e o nobre Noah, estou certa de que você entende o que digo.